A penúltima noite da Novena preparatória para a Festa do Bom Jesus da Lapa reuniu milhares de fiéis na esplanada do Santuário, na segunda-feira (4). A celebração teve como pregador Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros (MG), que refletiu sobre o tema “A esperança não decepciona”.
Dom José Carlos destacou a alegria de visitar a Lapa pela primeira vez. “Como bom mineiro, vim rezar, trazer minhas súplicas, buscar minhas graças aqui nesse santuário de pedra e luz”, afirmou. Segundo ele, muitos mineiros, especialmente os do Norte de Minas, mantêm viva a tradição de peregrinar à cidade. “Me faço também romeiro e peregrino nesta noite, para conhecer esse belo lugar e fazer aqui a experiência de Deus”, disse.
Na reflexão, o arcebispo apresentou três fundamentos da esperança cristã. “A nossa esperança não decepciona porque ela tem um rosto: é uma pessoa, Jesus. Ele não decepciona seus discípulos nem os seus amigos”, afirmou. Ele acrescentou que a esperança é um caminho feito em comunhão com a Igreja. “Não vamos sozinhos, com o risco de nos perder. Vamos com a Igreja, vamos na Igreja”, explicou.
Por fim, Dom José Carlos recordou que a esperança cristã aponta para o céu. “Nossa meta é o céu. É lá que queremos chegar, é para lá que Jesus nos quer levar. Portanto, a esperança não decepciona, se ela for Jesus, se for vivida na Igreja e se for construída na direção do céu.”
A Novena do Bom Jesus da Lapa segue nesta terça-feira (5), com a última noite, que terá como pregador Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Amargosa (BA). O tema será “Romeiros e Peregrinos Missionários da Esperança”.
A Festa do Bom Jesus será celebrada na quarta-feira (6), com programação ao longo do dia: missa solene às 7h, translado da imagem e procissão às 9h, e celebração de encerramento às 17h na esplanada, marcando os 334 anos do Santuário.
Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa