O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acionou o Ministério da Justiça para que a Polícia Federal apure as responsabilidades da queda de energia dessa terça-feira. O ministro afirmou que a apuração é para melhorar a segurança do sistema elétrico.
O sistema de energia foi reestabelecido ainda na tarde desta terça-feira. Mas a distribuição ao consumidor demorou mais um pouco para voltar. A previsão do ministério era que até final da terça as distribuidoras já tenham normalizado o serviço.
O Ministro defendeu a robustez do sistema elétrico brasileiro. Ele afirmou que ocorreram dois eventos expressivos para a queda da energia em todo país. Mas que até o momento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico identificou apenas um problema numa linha de transmissão no Ceará.
O ministro de Minas Energia voltou a questionar a privatização da Eletrobras, que corresponde a 1/3 da produção de energia do país. Segundo Silveira, o governo só ficou sabendo, pelos jornais, da saída do CEO da empresa, Wilson Ferreira Jr, nesta segunda-feira.
A Advocacia Geral da União acionou o STF, em maio para questionar dispositivos da lei que permitiu a privatização da Eletrobras. A União tem 43% de ações da empresa, mas a legislação impede que qualquer acionista da Eletrobras exerça poder de voto maior que 10%, impedindo que o governo federal influa na gestão da empresa.
Fonte: Rádio Agencia