Foto: Reprodução
O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) emitiu um alerta referente à taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 no estado. Com quase 70% dos leitos ocupados, o CES acredita que a partir de 28 de fevereiro, o estado pode perder esses leitos exclusivos, já que o Ministério da Saúde instituiu uma portaria que encerrará a ajuda de custo a estados e municípios.
O Conselho informou que enviou um ofício ao Ministério da Saúde neste mês de fevereiro solicitando a manutenção do financiamento, uma vez que não é possível prever o surgimento de novas variantes e nem o fim da pandemia.
Na Bahia, mais de 1.000 leitos foram financiados com recursos da União nestes 2 anos de pandemia, de acordo com o CES. A atual proposta do Ministério da Saúde é incorporar leitos de UTI geral para o atendimento de pacientes com Covid-19.
O presidente do CES, Marcos Sampaio, diz que 100% dos leitos exclusivos de Covid-19 serão retirados em todo Brasil.
“Os estados já estão com dificuldades de manter insumos para fazer a vacinação. Estados e municípios não vão conseguir sozinhos financiar as eventuais necessidades de saúde da população caso a pandemia permaneça”, alerta Marcos Sampaio.
Enquanto órgão fiscalizador e deliberador do SUS, o CES-BA tem pedido a revisão da portaria do governo federal.
Fonte: Bahia Notícias