Foto: reprodução/ Dr Drauzio Vallera
A catarata é a principal causa de cegueira evitável no mundo e cerca de meio milhão de novos casos são diagnosticados no Brasil, anualmente. A doença torna opaco o cristalino, parte do olho que permite a entrada de raios de luz para a formação da imagem, por isso o principal sintoma é a visão embaçada. Só na Bahia, 24.261 pessoas aguardam na fila para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A Sesab, no entanto, não respondeu o motivo da longa espera pelo procedimento que, segundo oftalmologistas, dura apenas 30 minutos para ser realizado.
“A catarata é uma doença meio inevitável para quem viveu o suficiente, então é algo normal que acontece com o envelhecimento do ser humano. Pela característica da pirâmide demográfica no Brasil, a gente vai começar a ter um problema sério de saúde pública que vai aumentar nos próximos anos, pela maior necessidade de tratar pessoas”, explica o médico Bruno Machado Fontes, presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.
Apesar de estar ligada ao aumento da idade, as pessoas buscam a cirurgia cada vez mais cedo, entre os 40 e 50 anos de vida. O médico explica que a maior procura se deve às inovações tecnológicas, que tornaram o procedimento mais seguro. “A cirurgia se tornou menos invasiva e as técnicas evoluíram muito. Antigamente eram feitas incisões de seis milímetros, hoje são dois e na maioria das vezes não precisamos dar ponto”, diz.
Informações do Correio da Bahia