O Brasil iniciou nesta segunda-feira (11) a agenda de trabalho à frente da presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. Ao longo desta semana estão previstas reuniões de emissários pessoais dos líderes do G20, e de finanças.
Os encontros ocorrem no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e dão largada aos mais de 120 eventos preparatórios para a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
De acordo com o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, o combate à fome é o tema com maior convergência entre as propostas do Brasil na presidência do G20.
Completam as prioridades brasileiras outros dois temas: questões climáticas e governança global. Segundo o embaixador Maurício Lyrio, os países do G20 concordam que a necessidade de reforma da governança global é “urgente”.
A exemplo das discussões na COP 28, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a mobilização global sobre o tema é mais difícil, segundo o Itamaraty.
Esta é a primeira vez que o Brasil ocupa a presidência temporária do G20, por um ano. O grupo é formado por 19 países e dois grupos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população do planeta.
Fonte: G1