s franciscanos já estão em solo português, entusiasmados para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. O comprometimento desta Ordem Religiosa envolve inspirar os jovens com os valores franciscanos de simplicidade, humildade e cuidado com a criação.
O Frade Franciscano, Frei Leandro Costa, está em Lisboa – Portugal, desde o dia 24 de julho. Para participar da JMJ, que iniciou nesta terça-feira (1º/08). Segundo o frade, “o momento é muito especial e marcante na vida da nossa juventude católica. Expectativas a mil, primeira viagem internacional, mas com a grandiosidade que é compartilhar o nosso carisma e viver o apelo do Papa Francisco no que diz respeito a Fratelli Tutti e Laudato Sí”.
A JMJ visa levar o Evangelho ao maior número de jovens. Para isso, alguns frades do Brasil ligados à Ordem franciscana foram convidados a serem voluntários nesse que é o maior evento religioso do mundo. Por isso, desde o dia 24 de julho muitos estão envolvidos com as demandas da Comissão Central da JMJ.
As áreas de atuação são muitas, ainda mais para um evento deste tamanho. “Cada frade fica responsável por uma demanda, são frades de todos os lugares do mundo, envolvidos nas atividades pré-evento. Desde acolher voluntários, trabalhar por meio da informação aos peregrinos e entre tantas outras”, explica frade Leandro.
A JMJ é uma inspiração de milhares de testemunhos. Como São Francisco de Assis esteve em muitos lugares pela sua simplicidade, os jovens que participam desta jornada devem ter o mesmo espírito. “Essa é a bandeira que levantamos, viver esse momento com alegria e simplicidade. Que a universalidade da fé mostre como a igreja é diversa e plural, e que todos que participam sejam tocados pelo Pai e encontrem a sua vocação”, finaliza o frade.
Movimento Eucarístico Jovem do Brasil está presente em Lisboa
A juventude brasileira já está em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude. São jovens de diversos estados do país, que representam o Movimento Eucarístico Jovem do Brasil.
O grupo está sendo liderado pelo padre Eliomar Ribeiro, que é o diretor nacional do movimento. O religioso traz consigo uma experiência vasta e inspiradora. Além disso, é gratificante saber que há representantes de 20 estados brasileiros, mostrando a abrangência e a unidade desse movimento.
A participação na JMJ em Lisboa é uma oportunidade única para esses jovens vivenciarem momentos de espiritualidade, troca cultural e convivência fraterna com a juventude de todo o mundo. Essa experiência certamente deixará marcas profundas em suas vidas, fortalecendo ainda mais seu compromisso com a fé e o serviço ao próximo.
Fonte: AFIPE