O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece de 1 a 30 de novembro de 2024 e, nesta edição, deverá tirar um número ainda maior de brasileiros da inadimplência. Durante o mês, bancos e financeiras irão oferecer condições especiais para renegociar dívidas. Aproveite para limpar seu nome ainda este ano e entrar com o pé direito em 2025.
Realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país, o Mutirão consolidou-se como um dos maiores eventos de renegociação de dívidas do país. Na edição anterior, realizada em março, foram mais de 1.680 milhões de contratos repactuados.
Confira, a seguir, como ele irá funcionar, tipos de dívidas que poderão ser negociadas e como aderir. Veja, também, dicas de como se preparar para uma negociação bem-sucedida e para manter as contas em dia depois de fechar o acordo.
Como Mutirão de novembro de 2024 vai funcionar
Confira as regras do Mutirão e prepare-se para viver com mais tranquilidade, retomar o caminho do equilíbrio financeiro e realizar seus sonhos e projetos. O importante é dar o primeiro passo e sair da inadimplência.
Quais dívidas podem ser negociadas
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas. Os bancos estão empenhados em oferecer benefícios para seus clientes quitarem essas dívidas em condições melhores do que aquelas já existentes no contrato.
Atenção: o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Caso você esteja superendividado/a, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon mais próximo de você e pedir orientação.
# Não poderão ser negociadas no Mutirão:
- Dívidas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo)
- Dívidas prescritas
- Contratos que estejam com as parcelas em dia
COMO NEGOCIAR NO MUTIRÃO DOS BANCOS
Para facilitar a vida do consumidor, são oferecidos diferentes canais de negociação. Vale lembrar que, em todos eles, as condições oferecidas pelas instituições financeiras serão as mesmas. Por isso, a primeira dica é procurar, primeiramente, o seu banco e financeira e informar seu desejo de negociação pelo Mutirão. Confira, também, outros canais.
1. FALE DIRETO COM SEU BANCO OU FINANCEIRA
Entre em contato com seu banco ou financeira usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição e informe que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban. Informe a dívida que deseja quitar e pergunte quais são as condições (descontos e prazos) oferecidas. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação.
Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos para este Mutirão. Veja a lista abaixo. Mesmo que a sua instituição não esteja aqui, entre em contato pelos canais oficiais e negocie.