Os medidores instalados na ponte Gercino Coelho, no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, registram que o nível do rio já está acima de 8,50 metros. O dado é divulgado em tempo real, através de aplicativo da Agência Nacional das Águas (ANA). Com isso é possível constatar que o volume das águas só aumenta. Isso se deve principalmente à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, estado onde nasce o Velho Chico.
Diversas localidades ribeirinhas foram atingidas, tendo como consequência perdas de plantações e pessoas que tiveram que sair de casa. Em Bom Jesus da Lapa, onde a cheia é a maior dos últimos 14 anos, a prefeitura tem trabalhado na retirada dos moradores das Ilhas, há mais de uma semana.
A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa está convocando os moradores da Ilha da Canabrava para uma reunião nesta terça-feira, às 10h, na quadra poliesportiva local. Segundo informações da Secretária de Assistência Social, alguns moradores têm resistindo a sair de suas residências. A força tarefa do município conta com participação também da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e outros órgãos da administração.
O município de Carinhanha, também encontra-se com comunidades quilombolas isoladas por conta das chuvas e enchentes. O Rio já ultrapassa os 7,60 metros e alagou boa parte do Balneário Pontal, atração turística da cidade, de acordo com informações da prefeitura.