Foto: Reprodução
Os acidentes de trânsito vitimaram 5.381 pessoas no ano passado. Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. O número de acidentes de trânsito também subiu: foram 893 a mais de um ano para o outro. Os feridos leves em acidentes de trânsito foram pouco mais de 54 mil e os graves, 17 mil, registros semelhantes aos do ano de 2020.
Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira. O levantamento mostra que o estado de Minas Gerais ocupou o topo do ranking dos estados onde mais ocorreram acidentes de trânsito no ano passado, com mais de 8.300 ocorrências, seguido de Santa Catarina e Paraná. Minas Gerais também ocupou o primeiro lugar no número de pessoas feridas e mortas no trânsito.
Já as infrações de trânsito registradas pela PFR, em 2021, foram de aproximadamente 5 milhões e 240 mil, quase 60 mil a mais do que no ano anterior. O Rio de Janeiro foi a unidade da federação com mais registros. 17% do total, seguido por São Paulo e Minas Gerais, com aproximadamente 13%.
Quanto aos procedimentos de fiscalização, a PRF realizou cerca de 300 mil testes de bafômetro, número que representa um terço dos testes realizados em 2020.
Em relação ao combate à criminalidade, no ano passado, houve recorde de apreensão de cocaína nas rodovias federais: foram 40 toneladas retiradas de circulação. Esse número é 25% maior do que o último recorde, registrado em 2020.
Via Agência Brasil