Uma imagem rara e emocionante tomou conta da BR-430, na entrada de Bom Jesus da Lapa, na manhã de domingo (1): dezenas de carros de boi enfileirados, acompanhados por uma parêa de carneiros e uma de búfalos, anunciavam o início de uma peregrinação inédita. Pela primeira vez, romeiros da região de Caetité-BA, se reuniram para a primeira romaria dos carreiros até o Santuário do Bom Jesus da Lapa, em um ato de devoção e valorização das tradições do sertão baiano.
Mais de 250 romeiros participaram dessa primeira edição. Foram cerca de 40 carros de boi e diversos outros veículos que transportaram os demais participantes, vindos de várias comunidades de Caetité, de Ibiassucê e Igaporã, no Sudoeste do estado.
A peregrinação dos carreiros teve uma distância de aproximadamente 10 quilômetros e foi organizada pela Associação dos Carreiros do Ipiranga, fundada no ano passado para preservar e fortalecer essa tradição. Durante o trajeto, a romaria despertou a atenção da população e foi acolhida pelo padre Cristóvão Przychocki, ecônomo do Santuário, que concedeu a bênção aos participantes.
“Estamos aqui acolhendo todos eles aos pés do Bom Jesus, com o coração agradecido. Vamos pedir que isso possa continuar e crescer cada vez mais, para que a visibilidade dos carreiros se destaque ainda mais no Sertão Baiano e no Santuário do Bom Jesus”, destacou o sacerdote.
Após a bênção, os cuidados com os animais foram priorizados, enquanto os romeiros compartilharam alimentos típicos do sertão, como a rapadura e a farofa, que trouxeram à tona as lembranças dos romeiros idosos que vinham em outras épocas transportados por caminhões “pau-de-arara”. Histórias como a do senhor Benvindo Antônio, que revelou ser responsável pela fabricação de diversos carros de boi que participaram da romaria.
“ O rapaz falou que não tinha prática, pediu minha ajuda e eu ensinei. Eu faço outras coisas também, continuo trabalhando aos 91 anos, não pode parar.” contou ele.
A peregrinação se encerrou com a participação na Santa Missa e a oração diante da imagem do Bom Jesus, selando um momento de fé e tradição que promete se repetir nos próximos anos, fortalecendo ainda mais a cultura e a devoção popular expressada pelos carreiros.
Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa