Rússia e Ucrânia realizam reunião nesta segunda- Brasil se mantém neutro no conflito

Foto: Reprodução

Começou nesta segunda-feira (28), por volta das 8h (horário de Brasília), uma reunião entre delegações de Ucrânia e Rússia em Belarus para tratar sobre o conflito na região.

Nenhum dos dois presidentes participam do encontro, que não tem hora para acabar. Na reunião, a Ucrânia exigirá um cessar-fogo “imediato” e a retirada das tropas russas. A Rússia não quis revelar sua posição antes do encontro.

A Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) também terá uma reunião de emergência hoje. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que as próximas 24 horas serão “cruciais” para o país. Nesta segunda, Zelensky divulgou uma mensagem pedindo aos soldados russos que deixem a Ucrânia.

“O governo da Ucrânia insiste que os ataques que está sofrendo, por parte da Rússia, coloca em risco a segurança global e que não existiria espaço para que diplomacias estabeleçam posições de neutralidade.

Questionada pelo UOL diante das afirmações do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que o Brasil iria se manter neutro no conflito, a embaixadora ucraniana na ONU, Yevheniia Filipenko, insistiu que chegou o momento de governos tomarem posições.

‘Não há espaço para neutralidade na situação atual. Todos precisamos nos levantar para defender nossos princípios básicos. Eles garantem a todos os países sua soberania, integridade territorial e existência’, disse a chefe da diplomacia da Ucrânia na ONU, Afirmou.

Informações do UOL

Ailton Junior

Ailton Junior

Deixe o seu Comentário

Assine e fique por dentro das Novidades!

plugins premium WordPress