A Diocese de Bom Jesus da Lapa celebrou, nesta quinta-feira (22), uma data marcante: o primeiro ano da chegada de Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, como 5º bispo diocesano. A celebração aconteceu logo no início da manhã, unindo-se à festa de Santa Rita de Cássia, a Santa das causas impossíveis, cuja devoção se fortalece a cada ano no Santuário do Bom Jesus da Lapa.
Santa Rita de Cássia é celebrada desde 2018
Desde 2018, a festa em honra a Santa Rita é celebrada no Santuário do Bom Jesus da Lapa e, há dois anos, a imagem da Santa passou a ser venerada em uma pequena gruta na parte externa do Santuário, espaço que se tornou ponto de oração e peregrinação.
Neste ano, a comemoração foi marcada também por um gesto concreto de caridade: os devotos realizaram a doação de mantimentos e fraldas para o Lar de Idosos Bom Jesus, instituição dirigida pelos Missionários Redentoristas. Além disso, foi feita uma doação em espécie para auxiliar na alimentação dos assistidos.
“A gente até separou em espécie, para fazer uma doação, para que eles possam ter uma semana com alimentação melhorzinha, mas o nosso foco no ano passado foi de tudo um pouco. Até antes, alimentos, fraldas, etc. E hoje a gente focou em fraldas, que é uma necessidade, e nesse valor em espécie, para que eles sejam bem cuidados essa semana com uma alimentação melhor do que eles têm, que já é de excelência”, explicou Rita Leles, coordenadora do grupo de devotos de Santa Rita de Cássia.
A entrega foi recebida pela Irmã Maraísa Silva, da Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo, que atua no cuidado dos idosos. “A doação é um gesto de gratidão a Deus e a Santa Rita de Cássia, que foi uma grande santa das causas impossíveis e também nos ajuda a promover essa missão, que muitas vezes se torna impossível diante das realidades, diante de muitos gastos que demandam o Lar de Idosos. E, graças a Deus, todos os anos, esse grupo com devoção a Santa Rita faz esse gesto concreto. É um sinal de esperança, de dar continuidade à missão que Deus nos confiou, com pessoas generosas que nos ajudam através das doações. Então vejo que é um sinal de grande esperança para o abrigo e para a Igreja também”, afirmou Ir. Maraísa.

Dom Rubival fala sobre gratidão pelo primeiro ano em Bom Jesus da Lapa
Ainda durante a celebração, Dom Rubival expressou sua gratidão e reafirmou sua missão episcopal: “Trago no coração cada fiel, cada devoto, cada romeiro, cada peregrino, cada realidade visitada, encontrada. Trago todos os que fazem a comunicação, a boa comunicação acontecer, que faz com que o Evangelho chegue mais longe. Hoje, nesse amanhecer, venho como peregrino, romeiro de esperança, com as mãos para colocar, como fiz no altar do Senhor, toda essa história vivida em espírito sinodal de unidade, comunhão, participação, agradecendo ao Bom Jesus e pedindo a intercessão da gloriosa Santa Rita. Viva o Bom Jesus! Viva Nossa Senhora da Soledade! Viva Santa Rita!”, proclamou o bispo.