Foto: Reprodução
Promovida juntamente com o Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), nesta quarta-feira (18), a caminhada de conscientização e combate do abuso sexual de crianças e adolescentes terá início na Avenida Duque de Caxias, em frente à Caixa Econômica Federal de Bom Jesus da Lapa, às 7h da manhã.
Aproveitando a data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, a ação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o dever de proteger as crianças e adolescentes e denunciar casos de abuso.
De acordo com o CMDCA, no ano passado 32 casos de violência sexual desta faixa etária, chegaram à entidade. Segundo Priscila Marques, presidente do Conselho, a maioria dos casos são oriundos do seio familiar ou de pessoas próximas e que a escola e agentes comunitários de saúde têm um papel importante na identificação dos mesmos.
A secretária de Assistência Social, Juliana Vaz, disse em entrevista à Rádio Bom Jesus FM, que o trabalho preventivo é fundamental, alertando os pais e responsáveis, assim como à sociedade para estarem atentos às mudanças de comportamento do menor, que podem ser sinais de abusos.
Priscila lembra que a sociedade precisa participar da caminhada e denunciar situações de violência contra os menores. “Não é porque não é com seu filho que você pode ficar calado, tem um número especifico para denúncias que podem ser feitas anonimamente, através do disque 100”.