O governo federal lançou nesta terça-feira (24) um programa nacional inédito em defesa da vacinação e de combate à desinformação. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de Saúde e, ao mesmo tempo, valorizar a Ciência.
Nesta fase inicial, o foco é enfrentar a desinformação relacionadas às vacinas, como explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, as informações falsas sobre as vacinas levam as pessoas a evitarem a imunização.
De acordo com a ministra da Saúde Nísia Trindade, o programa vai reduzir o efeito desses conteúdos nas ações do Programa Nacional de Imunizações.Isso, por meio de estratégias que vão desde o acesso público a conteúdos confiáveis no Portal Saúde com Ciência. Passando pela capacitação dos profissionais da saúde e chegando até a responsabilização das pessoas que espalham notícias falsas.
A iniciativa do governo também envolve parcerias com plataformas digitais com WhatApp,que deve ter até uma espécie de tira dúvidas, TikToK, YouTube e outras para divulgação de conteúdos confiáveis.
Mais informações sobre o Programa Saúde com Ciência, você pode encontrar na página do Ministério da Saúde.
No evento de lançamento em Brasília, alunos de uma escola pública da cidade receberam o prêmio Hackathon das mãos do Zé Gotinha.
Eles foram responsáveis pela ideia mais inovadora para enfrentar a desinformação sobre vacinas nas escolas, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.
Os estudantes criaram um jogo de tabuleiro pensando principalmente nas pessoas que não têm internet.
Fonte: Agencia Brasil