Foto: Reprodução
A reconfiguração das províncias redentoristas traz desafios para a Congregação do Santíssimo Redentor em diversas frentes de trabalho. Uma delas é a comunicação, pilar da evangelização de Santo Afonso e alicerce da vida em sociedade.
Pensando nisto, a Subcomissão de Mídias Redentoristas das Províncias de São Paulo e Rio, e da Vice-Província da Bahia, organizou um Encontro de Mídias, que foi realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP).
O tema “A comunicação em vista da Reconfiguração” norteou os trabalhos do grupo, que contou com a participação de padres, irmãos, colaboradores, leigos redentoristas, bem como de profissionais de comunicação. A assessoria e mediação do encontro ficou a cargo do Irmão Diego Joaquim, C.Ss.R, da Província de Goiás. Ele falou sobre a importância dessa reunião entre as províncias e a vice-província:
“Esse encontro foi exatamente para discutir como esse processo de reestruturação que a congregação está conhecendo, chega no trabalho missionário que nós realizamos nos meios de comunicação profissional, na rádio, televisão, internet, mas também do trabalho realizado pelas equipes de pastoral e de comunicação de nossas paróquias e santuários”Ir. Diego Joaquim, Comunicador
O Encontro proporcionou momentos de riqueza e de compartilhamento de ideias entre os participantes, que puderam se conhecer, interagir e, o mais importante, apontar rumos para o processo de reconfiguração. Em grupos, as equipes discutiram os principais desafios para esse novo momento. Posteriormente, as ricas sugestões foram difundidas com todos os representantes.
Além de momentos de confraternização e oração, o Encontro de Mídias também ofereceu um circuito de visitação aos meios de comunicação ligados ao Santuário Nacional de Aparecida, como a Editora Santuário, a Rádio Aparecida, a TV Aparecida e o Portal A12.
“Eu consegui ter contato com outras províncias e outras pessoas, que têm realidades similares e diferentes da nossa e isso realmente enriqueceu o nosso conteúdo. Foi um momento de troca de experiência, além da possibilidade de conhecer os bastidores dos meios de comunicação. Tudo isso é muito enriquecedor e podemos fazer uma reflexão e adaptarmos na realidade a nível de pastoral paroquial”, contou Larissa Cabral, leiga da Vice-Província da Bahia, pela Paróquia da Ressureição do Senhor, de Ondina (BA).
Agora, a Comissão de Mídias se reunirá no dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro, para extrair o relatório que será enviado à Comissão Central de Reconfiguração das províncias.
Fonte: A12