Falha em um equipamento foi a causa do apagão nacional

Uma falha de equipamento foi o que provocou o apagão que deixou 29 milhões de pessoas sem energia no país no dia 15 de agosto. A informação foi divulgada pelo ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, nesta terça-feira. 

Segundo o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, o sistema de proteção de uma usina, chamado regulador de tensão, demorou mais tempo que o previsto para entrar em ação.

Isso acabou gerando uma sobrecarga que causou o blecaute há duas semanas em quase todo o país, com exceção do estado de Roraima, que não tem o sistema ligado ao resto do país.

O chamado “evento zero”, que contribuiu para que o apagão acontecesse, foi o desligamento da linha de transmissão 500kV Quixadá-Fortaleza.

A interrupção do fornecimento de energia elétrica, no dia 15 de agosto, começou por volta das 8h30 da manhã, pelo horário de Brasília.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com Ciochi, o serviço foi restabelecido, quase que integralmente, em menos de uma hora.

Já na Região Nordeste, foram necessárias três horas para restabelecer apenas 70% da carga afetada.

E no Nordeste, às 17h, mais de 90% da carga estava recuperada.

O detalhamento das causas e das responsabilidades pelo apagão estarão num relatório que o ONS deve divulgar nas próximas semanas.

Fonte: Radio Agencia

Raiane Borges de Oliveira

Raiane Borges de Oliveira

Deixe o seu Comentário

Assine e fique por dentro das Novidades!

plugins premium WordPress