O Operador Nacional do Sistema Elétrico aprovou ações preventivas, para garantir a oferta de energia a todo o país. As medidas foram definidas nesta semana, diante do cenário de seca nas regiões Norte e Nordeste e estiagem no Sudeste e Centro-Oeste.
Além disso, existem incertezas sobre o grau de impacto do fenômeno La Niña para o trimestre setembro, outubro e novembro, com previsão de chuvas abaixo do padrão desta época e temperaturas acima da média histórica em todo o país.
Para o período de agora até dezembro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico traçou o cenário de elevada demanda por energia e baixa contribuição da geração eólica. Com isso, sinalizou a necessidade de uso de recursos da reserva operativa, para atender à demanda máxima do sistema.
Entre as ações estabelecidas, está a continuidade durante todo o mês de novembro do envio de eletricidade produzida pelas usinas termelétricas, movidas a gás natural, localizadas no bairro de Santa Cruz, na capital fluminense, e na cidade de Linhares, no Espírito Santo,.
Ainda foi decidida a articulação para viabilizar a operação excepcional do reservatório intermediário da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará.
De acordo com o Operador, apesar de o cenário na Região Norte ser desfavorável na questão climática, o armazenamento de água nos reservatórios para geração de energia no Sistema Interligado Nacional é de 58%. Estima-se, no final do período de seca, esse percentual fique entre 42 e 39%.
As ações foram debatidas durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, do Ministério de Minas e Energia.
Fonte: Agencia Nacional