Esta quinta-feira (30) é o último dia para os trabalhadores com carteira assinada receberem a primeira parcela do décimo terceiro salário.
A partir de dezembro, os empregadores começam a pagar a segunda parcela, o que deve ser feito até o dia 20.
O pagamento da gratificação natalina coloca R$ 291 bilhões na economia neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Trabalhadoras em licença maternidade e os afastados por doença ou por acidente também recebem. O décimo terceiro salário só é pago integralmente para quem trabalha há pelo menos 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos, recebe proporcional.
No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro é calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. O trabalhador só perde o benefício se for dispensado com justa causa.
Para aposentados e pensionistas, as datas são outras. A primeira parcela deles já foi paga até junho e a segunda, até julho.
Em média, cada trabalhador recebe R$ 3.057,00.
Vale lembrar que Imposto de Renda, INSS e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço também incidem sobre o décimo terceiro e serão cobrados no pagamento da segunda parcela.