A Prefeitura de Guanambi abriu um edital no dia 20 de janeiro para selecionar estudantes para sete vagas gratuitas no curso de Medicina da Faculdades Integradas Padrão de Guanambi (FIPGuanambi).
As inscrições foram feitas entre os dias 24 e 25 e a convocação para a entrevista saiu na última quinta-feira (27), em edição extra do Diário Oficial do Município, agendando as entrevistas para o dia seguinte, sexta-feira (28). A análise socioeconômica está prevista para ser concluída nesta segunda-feira (31) e o resultado deve sair nesta terça-feira (1º).
Alguns pontos da seleção repercutiram de forma muito negativa em toda a cidade após o assunto vir a público nas redes sociais, pois o programa priorizou primeiro um curso mais elitista e o edital direcionou o benefício apenas para alunos já matriculados na instituição, em sua maioria, com renda familiar acima da média da população, o que torna o programa social excludente.
Também houve críticas à falta de ampla divulgação nos canais de comunicação da prefeitura. O edital apareceu apenas na página 60 do Diário Oficial do Município. A única publicidade, além da oficial, ocorreu por parte da própria faculdade onde o curso é ofertado, por meio de uma nota oficial em suas redes sociais.
Nota da prefeitura:
A Comissão Executiva do Programa Social Bolsa Universitária instituída pelo Decreto Municipal nº 616/2022, com fundamento na Lei Municipal 1398/2021, publicou Edital n° 01/2022 abrindo as inscrições para o processo seletivo de acadêmicos para o curso de medicina da Instituição FIP-Guanambi.
A referida lei foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores, sendo que toda a seleção pública está lastreada por fundamentos legais, atendendo aos princípios constitucionais da legalidade e publicidade. A Comissão informa que não houve conclusão da referida seleção pública, estando ainda na fase de análise socioeconômica dos inscritos.
A Comissão Executiva encontra-se à disposição para qualquer esclarecimento, estando todos os seus atos verificados e analisados pela Controladoria Municipal.
Assinado: Comissão Executiva do Programa Bolsa Social
Via Agência Sertão