Foto: Reprodução
Na manhã desta quarta-feira (1º), foi a vez do governador Rui Costa (PT) visitar a Bahia Farm Show. Rui defendeu a união entre a agricultura familiar e os grandes produtores, além destacar a importância de investimentos em pesquisa e tecnologia para fortalecer a agroecologia e ampliar os lucros do setor.
“O nosso país é muito rico, rico em potencial, rico em gente querendo trabalhar. Ao contrário de distanciar pessoas, de criar antagonismo entre o pequeno e o grande, entre regiões, entre pessoas, eu prego a união, a junção. Acho que é plenamente possível juntar o grande e o pequeno, compartilhar ações, tecnologia, conhecimento. É possível juntar, ao invés de dividir”, defendeu Rui, citando programas e consórcios firmados entre o governo da Bahia e os empresários, iniciativas, que, segundo ele, ampliam a infraestrutura para escoamento da produção e representam “o maior investimento da história da bahia na agricultura familiar”.
Na ocasião, o governador anunciou ainda que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) irá adotar novos parâmetros a respeito da irrigação. Segundo o gestor estadual, a mudança vai permitir “maior flexibilidade e maior volume do uso da água para irrigação, inclusive com maior flexibilidade com relação ao distanciamento de poços. Tudo isso lastreados em estudos específicos que cada produtor fará para apresentar”, afirmou Rui Costa.
Fonte: iBahia