Rui critica aumento de armas e autoriza ‘uso de força máxima’ após mortes de policiais

Foto: Reprodução

Em meio a alta da violência na Bahia, em especial em Salvador, o governador Rui Costa (PT) comentou as mortes dos três policiais militares durante o final de semana e apontou o aumento de armas pesadas no Brasil como principal ponto para as fatalidades. Em conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (9), o gestor estadual ainda afirmou que autorizou o uso de força máxima das unidades especializadas da segurança pública e citou o sistema judicial ao pedir que a legislação “não facilite a soltura” de marginais.

“Primeiro eu quero prestar minha absoluta solidariedade, sentimentos às famílias dos policiais. Segundo, desde ontem [domingo] determinei ao comandante Coutinho o uso de força máxima de todas as especializadas nossas, inclusive com uso de helicóptero para que possamos capturar todos os responsáveis por esses ataques. Infelizmente, [houve] o aumento do número de armas pesadas, inclusive de fuzis, a partir dessa orientação do governo federal de ‘liberou geral’ a entrada de armas no Brasil, o que tem facilitado ainda mais a possibilidade de os criminosos terem acesso cada vez a armas maiores e mais pesadas”, disse o governador.

“Mas vamos buscar todos eles, a Polícia Militar cumprirá sua função em nome do estado baiano vamos capturar os responsáveis e punir esses que atentaram contra a vida dos policiais. Infelizmente é o tráfico de drogas com todo seu armamento pesado agredindo a sociedade como eu tenho denunciado seguidas vezes. Espero que tenhamos em breve uma legislação e um sistema judicial que não favoreça e não facilite a soltura desses marginais”, acrescentou Rui Costa.

Ainda conforme o governador da Bahia, desde o domingo (8), o policiamento foi reforçado na área em que os policiais foram mortos e afirmou que todos os recursos das policiais militar e civil estão empenhados na busca pelos criminosos.

“Ela já está acontecendo desde ontem, estamos com policiamento na área e toda a determinação já foi dada para uso de todos os recursos militares especializados e eu ressalto aqui a mensagem para a nossa polícia militar: ‘precisamos e vamos agir com força, mas com profissionalismo para que os responsáveis por isso possam ser capturados’. É preciso muito sangue frio e muito profissionalismo na captura dos criminosos e a determinação já foi feita”, disse.

Rui também foi perguntado sobre recentes declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), de que a onda crescente de violência pode prejudicar o turismo na capital baiana. De acordo com o governador, “seria bom o uso de menos politicagem em um assunto sério como a segurança pública”.

Fonte: Bahia Notícias

Ailton Junior

Ailton Junior

Deixe o seu Comentário

Assine e fique por dentro das Novidades!

plugins premium WordPress