Foto: Reprodução
Os segurados da Previdência Social afetados pela paralisação dos servidores do INSS podem reagendar perícia pelo aplicativo MEU INSS. A orientação é do Ministério do Trabalho e Previdência.
Caso esteja utilizando o serviço pela primeira vez, o interessado tem que cadastrar uma senha de acesso. Depois, basta clicar, sucessivamente, sobre as abas: serviços, benefícios, auxílio-doença, perícia e, por fim, em remarcar perícia.
Para evitar prejuízos aos segurados, o INSS levará em conta a data em que o primeiro atendimento foi agendado.
A greve dos servidores do INSS começou no dia 23 de março. De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a paralisação afeta o atendimento presencial aos segurados de, pelo menos, 21 estados, além do Distrito Federal.
Os servidores reivindicam recomposição salarial de 20%, referente a perdas pela inflação dos últimos três anos; querem abertura imediata de negociação, melhoria das condições de trabalho e a realização de concurso público, para recompor o efetivo de trabalhadores.
Com a proximidade das eleições, os brasileiros precisam ficar atentos aos prazos do calendário eleitoral para garantir a ida às urnas no dia 2 de outubro e escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
4 de maio é o último dia para regularizar o título de eleitor, transferir local de votação ou mesmo solicitar a primeira via do documento.
O alistamento eleitoral é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, e passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos, inclusive para pessoas com deficiência.
O adestrador de animais Arthur França, de 22 anos, vai votar pela segunda vez. Com diagnóstico de transtorno do espectro autista, o jovem destaca a importância de exercer o direito ao voto para lutar por garantias fundamentais.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou mudar o local de votação têm entre 18 de julho e 18 de agosto para informar a Justiça Eleitoral.
Pelo site tse.jus.br, é possível acessar serviços de autoatendimento e resolver tudo com alguns cliques. Dá para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor, consultar local de votação, inserir nome social, conferir a situação eleitoral e emitir certidão de quitação eleitoral.
Via Agência Brasil